segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Epitélio de Revestimento - Proteção


O tecido epitelial origina – se com todos os outros, porém desempenha funções de revestimento e glandulares. O tecido epitelial de revestimento caracteriza – se pela justa posição das suas células contendo pouca substância intercelular, sendo um tecido desprovido de vasos sanguíneos e nervos. Suas funções são de revestimento interno e externo, proteção, transporte, absorção de substâncias e percepção de sensações. Pode ser classificado como simples ou estratificado, dependendo do número de camadas, o epitelial de revestimento simples é formado por uma única camada e classifica – se em pavimentoso, cúbico e prismático. Já o tecido estratificado apresenta várias camadas e classifica – se em pavimentoso, prismático e de transição. E por último existem os pseudo-estratificados, chamados assim, por da uma falsa impressão de existir várias camadas de células, enquanto só existe uma este tipo de epitélio pode ser encontrado na traqueia  fossas nasais e brônquios.

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=_Gs6hHD79zw

5 comentários:

  1. Denise, gostei muito da sua postagem, pois nela esta claro a importância do tecido epitelial para os seres.Em poucas palavras vc conseguiu explicar os suas funções.

    ResponderExcluir
  2. O que se faz mas intrigante nas funções de cada tecido é a dependência do nosso corpo, assim como na maioria dos nossos aspectos biológicos necessitamos do bom funcionamento das nossas células por exemplo o proposto na sua postagem Denise mostra que a caracterização do tecido epitelial dês da justa posição das suas células e a existência ou não no caso das substâncias intracelulares se ligam ao principio das funções deste tecido e tudo isso dá devido as células e seu correto funcionamento. Legal poder observar essa intensa e constante ligação.

    ResponderExcluir
  3. Ótima postagem, o vídeo complementou bastante o conteúdo, muito bom!
    Os tecidos epiteliais são classificados em dois tipos: epitélios de revestimento e epitélio glandulares. Os primeiros funcionam muito parecidos com uma membrana que é capaz de isolar o organismo dos meios externos. Já os que foram citados em segundo lugar produzem secreções que podem ser utilizadas ou eliminadas.

    ResponderExcluir




  4. Olá Denise!

    O mais interessante do tecido epterial e que ele é desprovido de vasos sanguineos e nervos,mas possui uma grande função de proteção,transporte, absorção de substâncias e percepção de sensações,Além de que todas suas celulas estão justaposta

    Parabéns pela escolha do video.

    ResponderExcluir
  5. muito boa a postagem da denise, o video de explica muito bem a funcionalidade do tecido epitelial, assim como o Antonio josé citou, são des providos de vasos sanguneos e nervosos. O video explica muito bem, passando por completo o conteudo.

    ResponderExcluir