terça-feira, 29 de outubro de 2013

Doença Falciforme

Umas das doenças hematológicas muito conhecida é a Anemia Falciforme, também chamada de drepanocitose ou siclemia. Esta é uma doença hereditária que causa destruição crônica das células vermelhas (hemácias, ou eritrócitos) do sangue. É uma doença muito comum em pessoas da raça negra. Pessoas com essa doença herdaram genes para um tipo de hemoglobina (hemoglobina S), esta hemoglobina submetida a baixas quantidades de oxigênio, cristaliza-se e perde a sua forma normal, tornando se uma hemácia rígida e com a aparecia de uma foice, por isso o nome falciforme. Essas hemácias em formato de foice não conseguem atravessar os vasos sanguíneos do corpo facilmente bloqueando assim, o fluxo de sangue e diminuindo o suprimento de oxigênio aos tecidos e órgãos.


(a) Hemácia normal, (b) Hemácia de um portador de Anemia Falciforme

Fonte: http://www.infoescola.com/doencas/anemia-falciforme/

3 comentários:

  1. Olá Denise!

    Como abordado em seu comentário acerca da Anemia Falciforme, podemos constatar que trata-se de uma doença hereditária. É mais comum em indivíduos da raça negra. No Brasil, representam cerca de 8% dos negros, mas devido à intensa miscigenação historicamente ocorrida no país, pode ser observada também em pessoas de raça branca ou parda.
    A anemia falciforme pode se manifestar de forma diferente em cada indivíduo. Uns têm apenas alguns sintomas leves, outros apresentam um ou mais sinais. Os sintomas geralmente aparecem na segunda metade do primeiro ano de vida da criança. Entre os sintomas estão: crise de dor, Icterícia (cor amarela nos olhos e pele), Infecções, Úlcera (ferida) de Perna, entre outros.

    ResponderExcluir
  2. olá Denise!
    muito interessante sua postagem, neste tipo de anemia o sangue se torna mais viscoso, o fluxo sangüíneo nos capilares é prejudicado e os tecidos ficam com deficiência de oxigênio, podendo haver também lesão da parede de vasos e coagulação sanguínea anormal.

    ResponderExcluir
  3. Olá Denise!
    Para complementar a sua pstagem a respeito dessa doença,ela chegou ao Brasil no período do império,trazida por escravos proveniente da áfrica, por isso, ela é mais freqüente onde a influência dos escravos foi maior (região nordeste, Rio de Janeiro, Minas Gerais),hoje devido a grande miscigenação da nossa população, podemos encontrá-la em todos os segmentos raciais do Brasil.
    O diagnóstico da doença falciforme pode ser feito no bebê logo após o nascimento,através do “Teste do Pezinho”. Já em crianças maiores e nos adultos é feito pelo teste de falcização e sua confirmação pelo exame de eletroforese da hemoglobina,.Parabens pela postagem que nos trás conhecimento desta terrível doença.

    ResponderExcluir