segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Anemia Megaloblástica



Neutrófilo hipersegmentado característico da anemia megaloblástica
A Anemia Megaloblástica é uma doença causada por distúrbios na insuficiência da síntese de DNA, caracterizada por células megaloblásticas presentes na série eritróide, as células apresentam – se grandes com o núcleo imaturo e com o citoplasma em hemoglobinização. Neste tipo de anemia podem ser observadas alterações como a neutropenia e a trombocitopenia e com frequência também são observadas hipersegmentação de neutrófilos (pleocariócitos). Habitualmente observam-se eritrócitos com acentuada variação de tamanho e forma, consequentemente é comum o achado de macrocitose que corresponde a eritrócitos grandes e ovais.

Artigo completo no link abaixo
http://www.portaleducacao.com.br/medicina/artigos/17277/anemia-megaloblastica#ixzz2j36v2BZr

4 comentários:

  1. Olá Denise!
    Suas postagens sempre abordam assuntos interessantes de maneira esclarecedora, parabéns! A anemia megaloblástica é aquela em que os glóbulos vermelhos são maiores que o normal, há pouca quantidade de glóbulos brancos e de plaquetas, podendo ocorrer quando há deficiência de ácido fólico ou de vitamina B12. A leucemia, mielofibrose, mieloma múltiplo, doenças hereditárias e a toma de certos medicamentos também podem gerar anemia megaloblástica.

    ResponderExcluir
  2. Olá Denise, ótimo assunto, só complementando, é muito comum se confundir anemia megaloblástica com anemia perniciosa. A anemia perniciosa é um tipo de anemia causada pela deficiência de vitamina B12 devido à inibição do fator intrínseco, sendo assim, uma das causas da anemia megaloblástica, e não a mesma patologia com denominação diferente.

    ResponderExcluir
  3. Quando não causada pela hipovitaminose, a anemia megaloblástica pode ser causada por antimetabolitos que interferem diretamente na produção de DNA, como alguns agentes quimioterápicos ou antibióticos (por exemplo, azatioprina ou trimetoprim).
    Esta anemia é caracterizada por glóbulos vermelhos grandes, imaturos e disfuncionais (megaloblastos) na medula óssea e também por neutrófilos hipersegmentados.

    Att.

    ResponderExcluir
  4. muito interessante saber sobre esse tipo de anemia, uma doença rara, que afeta bastante a pessoa com o desturbio, que diferente de outros tipos de anemia, essa é um fator genetico, onde ela é reconhecida pelos glóbulos vermelhos, onde eles são disfuncionais.

    ResponderExcluir