![]() |
Brasil está distante de atingir as metas da ONG Todos Pela Educação |
Matéria da Revista Veja em: 06/03/2013
Segundo a ONG Todos Pela Educação apenas um em cada 10 alunos encerram o ensino médio sabendo de fato matemática, este é um número inferior ao medido em 2009. A situação também não é das melhores para Português. De acordo com a reportagem o ensino médio nos dias atuais é um dos piores indicadores da educação brasileira. É durante essa fase da educação básica que se encontram os maiores índices de abandono escolar e também onde estão as notas mais baixas do IDEB. E infelizmente essa situação não está melhorando. Os dados, compilados a partir de resultados de 2011 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil apontam que apenas 10,3% dos alunos brasileiros terminam o ensino médio com resultados satisfatórios em matemática, retrocedendo em relação à medição , realiza em 2009, que era de 11%. Vale lembrar que os maus resultados não são exclusividade do ensino médio, no 9º ano do ciclo fundamental, por exemplo, apenas 16,9% dos alunos demonstraram dominar os conhecimentos de matemática. De fato percebe se que não há avanços, uma vez que a educação básica brasileira sofre muito com a má qualidade sem falar na fragilidade das escolas públicas que não tem estruturas para da um bom suporte na educação desses jovens.
Segundo a ONG Todos Pela Educação apenas um em cada 10 alunos encerram o ensino médio sabendo de fato matemática, este é um número inferior ao medido em 2009. A situação também não é das melhores para Português. De acordo com a reportagem o ensino médio nos dias atuais é um dos piores indicadores da educação brasileira. É durante essa fase da educação básica que se encontram os maiores índices de abandono escolar e também onde estão as notas mais baixas do IDEB. E infelizmente essa situação não está melhorando. Os dados, compilados a partir de resultados de 2011 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil apontam que apenas 10,3% dos alunos brasileiros terminam o ensino médio com resultados satisfatórios em matemática, retrocedendo em relação à medição , realiza em 2009, que era de 11%. Vale lembrar que os maus resultados não são exclusividade do ensino médio, no 9º ano do ciclo fundamental, por exemplo, apenas 16,9% dos alunos demonstraram dominar os conhecimentos de matemática. De fato percebe se que não há avanços, uma vez que a educação básica brasileira sofre muito com a má qualidade sem falar na fragilidade das escolas públicas que não tem estruturas para da um bom suporte na educação desses jovens.
Ler Reportagem
completa no link abaixo
http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/ensino-medio-brasileiro-era-ruim-e-esta-pior
Ensino médio brasileiro era ruim. E está pior. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/ensino-medio-brasileiro-era-ruim-e-esta-pior >Acesso em 21 de Abril 2014.
Olá denise!
ResponderExcluirInteressante essa matéria, pois aborda assuntos que intrigam e vemos os grandes absurdos que se encontram na educação brasileira. Podemos observar que nossa educação precisa de reparos, pois os estudantes que se encontram no ensino médio necessitam de uma atenção, devido o fato do conhecimento em matemática se encontra entrelaçada durante o raciocínio do mesmo, E essa despreparação na formação de conhecimento acabará proporcionando uma péssima formação.