quarta-feira, 30 de abril de 2014

RESENHA CRÍTICA - DOCUMENTÁRIO PRO DIA NASCER FELIZ

O documentário pro dia nascer feliz de João Jardim, relata a realidade da educação brasileira, mostrando as dificuldades que os adolescentes e professores enfrentam nas escolas, bem como a precariedade no ensino e nos transportes, na falta de estrutura das escolas e também a violência e o preconceito. O filme é protagonizado pelos próprios alunos e professores de escolas de três estados de distintas classes sociais, que relatam as frustrações com o ensino, sonhos, e expectativas para o futuro.

O filme mostra escolas, que sofre com falta de verbas para manter as despesas e com a falta de transportes para os alunos irem até a escola. Alguns alunos cheios de vontade de estudar mais as condições não permitem e sofrem com o descaso da falta de importância e esquecimento da educação para com os mesmos. Uma questão que pode ser observada é a relação aluno/professor que muitas vezes parece desconfortável, professores querendo ensinar, porém há um desinteresse da parte de alguns alunos desmotivando, assim o docente. Mais para algumas alunas apesar das dificuldades acreditam que o estudo é a única forma de se ter um futuro melhor.

É vergonhoso o modelo educacional do nosso país, onde alunos sem aprender completamente nada passam de ano, julgados por um conselho de classe que é um sistema que ajuda a diminuir o número de analfabetismo nas estatísticas, apoiado pelos governantes, no entanto isso só esta formando novos analfabetos funcionais, essa é a triste realidade do estado para a população. Mediante a isto os alunos estão interessados só em passar de ano, não dando importância para o conhecimento.

Professores reclamam dos problemas da educação, e já estão cansados de ter em suas salas de aulas alunos inadimplentes que só atrapalham o seu desempenho profissional. É notório que o trabalho do educador se torna cada dia mais difícil e menos valorizando, deixando-os de fato sem esperanças e desmotivados. Por outro lado alunos que sonham em fazer uma faculdade são desestimulados pela falta frequente de professores.

Como podemos ver esse documentário mostra a alarmante situação da educação brasileira, que sofre com a má qualidade e a falta de importância que o governo tem para com o ensino. É preciso uma revolução na nossa educação para que os defeitos desse sistema educacional que se mostra ineficaz possam vir a mudar, trazendo mais esperança para a sociedade.


Referência Bibliográfica

https://www.youtube.com/watch?v=g5W7mfOvqmU
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário