segunda-feira, 28 de abril de 2014

PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE: MAIS INVESTIMENTOS

A matéria da Revista Nova Escola aponta o Brasil numa posição vergonhosa no ranking de desenvolvimento da educação. Mais investimentos na educação para melhorar a aprendizagem seria uma boa maneira de amenizar essa situação. Em janeiro foi divulgado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) o índice de desenvolvimento da educação de 128 países e o Brasil aparece na constrangedora  88° posição. Para a Unesco chegar a esse resultado é preciso usar um quadro de indicadores. Em "atendimento universal", "taxa de analfabetismo" e "igualdade de acesso à escola entre meninos e meninas", até que o Brasil vai bem. No entanto a chamada "taxa de sobrevivência" (alunos que ingressam no 1º ano e chegam ao 5º no prazo previsto) derruba o Brasil no ranking. Os testes de avaliação confirmam que o ensino em nosso país esta muito longe de garantir a aprendizagem de todos os estudantes. Como se pode observar a educação brasileira é de péssima qualidade, é alarmante, a nossa educação requer mais atenção, e exige imediatamente de mais investimentos. A qualidade no ensino não é uma tarefa fácil, e requer muito mais verbas para a educação – bem mais do que a atual, além da formação adequada de professores e infraestrutura para que desta maneira possa garantir uma educação digna para todos os cidadãos brasileiros.  


Ler matéria completa no link: 

http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/planejamento-e-financiamento/preciso-investir-mais-para-melhorar-educacao-investimento-ranking-desenvolvimento-pib-brasil-539215.shtml

Referência Bibliográfica

É preciso investir mais para melhorar a Educação. Disponível em:<http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/planejamento-e-financiamento/preciso-investir-mais-para-melhorar-educacao-investimento-ranking-desenvolvimento-pib-brasil-539215.shtml> Acesso em: 28 de Abril 2014.

3 comentários:

  1. Quase que por unanimidade os noticiários publicam noticias assim: "más noticias" sobre nossa educação e o mais alarmante é saber que são tão reais, quanto os fatores que evidenciamos nas ruas, cidades, estados em fim. Na nossa história cultural se instala um processo devastador uma mista de preceitos a serem implantados, a caminhada vem sendo árdua e lenta. E como citado no enunciado a qualidade do ensino não é tarefa nada fácil e a falta de investimentos só piora ainda mais nossa "causa".

    ResponderExcluir
  2. Assim como a própria Denise postou e a Liliane também comentou, é verdade, dificilmente quando se divulga uma noticia sobre a educação, está ligado a coisas ruins, descasos com a população, onde tudo que queremos é ter direito a uma boa educação e de qualidade, realmente para uma boa educação necessitamos de muitos investimentos, mais as vezes é possível mudar a situação de algo com muito pouco, basta a penas a dedicação de todos para se obter sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza Levi, com a participação de todos e que se pode ter uma boa estrutura escolar,bons professores, com boa formação acadêmica nas escolas publicas, resultando assim em um saldo positivo para a educação em geral

    ResponderExcluir